11/09/2018 às 15:06

Planos e suas perspectivas

801
2min de leitura

Os planos fotográficos estão interligados diretamente com o enquadramento, tornando possível decidir o que faz ou não parte do filme ou da foto. Os planos conseguem modificar a estrutura de uma foto de uma forma sucinta, provocando um aspecto referente ao estilo do fotógrafo. 

Cada plano consegue transmitir um sentimento diferente durante uma fotografia ou durante um filme, no começo do cinema os americanos começaram a usar três tipos de planos diferentes. 

O plano aberto que na maioria das vezes serve para o telespectador se ambientar com a cena, passando um aspecto de transição, mostrando assim o cenário onde vai acontecer a cena principal

O plano médio, é um pouco mais aberto onde consegue transmitir uma movimentação interessante durante a cena.

E o plano fechado, onde a câmera foca totalmente na parte principal da cena sem deixar grandes espaços a sua volta como os planos anteriores. 

A partir desses planos, foram se desenvolvendo outros planos e assim construindo-se uma infinidade de perspectivas e enquadramentos. 

O primeiro plano é geralmente utilizado para fotografar pessoas, esse plano consegue transmitir expressões e gestos na própria foto ou filme, onde o modelo é fechado em um enquadramento da cintura até a cabeça. 

E o plano detalhe onde muitas vezes é usado para transitar de uma cena para outra, evidenciando algum objeto ou alguma ação feita pelo modelo. 

A partir do conhecimento prévio dos planos é possível perceber que para que uma foto ou uma cena tenha um enquadramento que se adeque a linguagem que o fotógrafo quer retratar, o mesmo é colocado em uma posição que muitas vezes pode ser estranha para os que olham de fora mas para o resultado final da foto é essencial. 

O estudo de planos vai muito além de qualquer livro ou aula, às vezes os planos estão inseridos nos nossos próprios olhares, e com os nossos olhares se torna possível exercitar isso e produzir fotos ou cenas únicas que destacam assim nossa perspectiva durante o processo fotográfico, além disso os planos servem para instigar a criatividade do fotógrafo a buscar a perfeição acima de tudo. 

Modelo: Thyza Ferreira

11 Set 2018

Planos e suas perspectivas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL